São tantas matérias que, às vezes, você precisa de dicas de como estudar para poder assimilar todo conteúdo possível? Sabemos que cada aluno tem seus assuntos preferidos, que, provavelmente, o guiarão na escolha da formação superior.Independentemente disso, nos Ensinos Fundamental II e Médio, todas as áreas do conhecimento devem ser contempladas, e é muita coisa, podendo tornar o processo de aprendizado um pouco mais complicado.
Assim, pensando em situações como a sua e de tantos jovens, preparamos este artigo com as melhores dicas de como estudar as áreas de conhecimento.
Acompanhe-nos!
“E aí, já decidiu que faculdade vai fazer?” Com certeza alguém já lhe fez essa pergunta típica!
E a resposta de uma criança ou pré-adolescente diz muito sobre as áreas do conhecimento que esse jovem tem mais afinidade e facilidade de assimilação, algo que já pode ser observado no começo de sua vida acadêmica.
Assim, um aluno que gosta bastante de matemática tende a seguir alguma carreira que tenha relação com os cálculos. Da mesma forma que aqueles que se identificam mais com biologia estão mais propícios a seguir por esse caminho.
De modo geral, em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental (Anos Finais), as áreas do conhecimento são:
Já no Ensino Médio, a BNCC contempla:
Contextualizamos essas informações, que você provavelmente já conhece, para passar ao próximo tópico com as dicas de como estudar essas áreas de conhecimento e ter mais chances de passar num vestibular.
Continue conosco!
Antes de entrar nas dicas de como estudar, é preciso lembrar que cada pessoa tem um jeito próprio de aprender. Algumas assimilam as informações apenas ouvindo, outras precisam de imagens para compreender melhor.
É notável também que cada matéria pode ser melhor ensinada de determinada forma, como apresentaremos a seguir.
Seja como for, a facilidade para absorver certas disciplinas também é um aspecto que vale destacar. Desde muito cedo, a criança já demonstra mais interesse por determinados conteúdos, o que a torna um aluno protagonista de acordo com isso.
Acompanhou nosso raciocínio? É nesse sentido que as dicas de como estudar se aplicam.
Entenda.
Essa é uma dica clássica para estudar Matemática, Física e Química — disciplinas que possuem diversas fórmulas para a resolução das questões.
Além disso, a Biologia também possui conteúdos que precisam ser decorados, embora também existam relações interdisciplinares com os fatos atuais.
De todo modo, memorizar alguns elementos é muito importante e até mesmo para isso alguns professores criam frases de efeitos e canções que “grudam” na cabeça dos alunos.
Ainda que as disciplinas de ciências da natureza e matemática possuam fórmulas, é preciso valorizar o pensamento lógico. Nem sempre dá para decorar tudo, mas quando você desenvolve um pensamento coerente, é para sempre.
Porém, é preciso praticar, e você pode fazer isso com jogos pedagógicos ou não, desde que estimulem o raciocínio lógico. Sudoku, Ricochet Robots, 2048 e Hanabi são apenas alguns deles.
Conhecimento não se aprende somente em sala de aula!
Para entender melhor História, Geografia e Sociologia, é importante acompanhar as notícias, assistir a séries, filmes e documentários de fontes confiáveis, como BBC, National Geographic e grandes produtoras.
Aqui vão algumas dicas do que você pode assistir:
Apenas reforçamos que você tome cuidado para não se sobrecarregar com informações complexas!
Mapa mental ou mind map é uma ferramenta que ajuda a gerenciar seus pensamentos, sendo muito utilizado para otimizar o processo de memorização a partir de estímulos visuais de ideias e conceitos objetivos.
Utilizá-lo é uma ótima dica de como estudar qualquer área de conhecimento, já que você visualiza o conteúdo e relaciona todos os aspectos ali presentes.
Veja um passo a passo para criar um mapa mental:
Revisão de Citologia Animal:
Revisão de Citologia Animal:
Vamos começar a colocar a mão na massa hoje com essas dicas de como estudar?
Existem sites e apps para estudos específicos para cada área. Veja algumas dicas:
Lembra dos mapas mentais? Há, também, sites gratuitos para criá-los:
Praticar leitura e interpretação de textos, para muitos, é a melhor maneira de se estudar, mas também é uma excelente dica de como aprender linguagens, redação e literatura.
Esse hábito também será útil em todos os campos da sua vida, desde a Educação Básica até a realização de exames para ingressar em uma universidade.
Por fim, faça muitos exercícios! Isso vale para todas as áreas, mas principalmente para as que envolvem memorização, como Ciências da Natureza e Matemática, uma vez que auxiliam na fixação das fórmulas e potencializam o raciocínio!
E, então, você gostou das nossas dicas de como estudar? Agora, não pare de aprender e veja também: Quais os melhores métodos de estudo para Vestibular/Enem?