leia

As 6 melhores formas de aprender química e biologia

Por Colégio Integrado

Nós temos uma pergunta: quais são as disciplinas que você considera um dos maiores desafios do ensino médio? Se você respondeu química e biologia, chegou o seu dia de sorte!Sabemos que qualquer estudante, do Ensino Fundamental ao Superior, tem suas preferências. Alguns priorizam matérias de humanas, outros de exatas ou biológicas. Independentemente disso, não se pode excluir nenhuma delas quando se trata de Ensino Médio, afinal, é preciso cumprir a matriz curricular para concluir essa etapa.

Você pode até não ter afinidade com aspectos da evolução ou com átomos e moléculas, mas o estudo dessas disciplinas é essencial para sua formação.

Mas se você tem dificuldade em compreender esses assuntos, não se preocupe! Este post é para você conhecer as melhores maneiras de aprender química e biologia. Vamos lá?

Por onde começar a estudar química para o ENEM?

Já que não dá para escolher o conteúdo que vai cair nos vestibulares ou no ENEM, é preciso saber de tudo um pouco. Até aí tudo bem, a questão, agora, é saber como começar a estudar química para o ENEM.

Nossa primeira dica é iniciar os estudos pela química geral, buscando entender conceitos básicos, como átomos e substâncias simples. Esse conhecimento já será de grande ajuda para obter pontos na prova de ciências da natureza.

Junto a isso, é desejável que o estudante reveja e treine matemática básica, sim! É interessante fazer uma revisão dos conceitos de porcentagem e proporção, que podem ajudar a solucionar questões de química na prova.

Outra dica valiosa é pesquisar quais assuntos mais caem no exame, isso vale tanto para o ENEM quanto para outros vestibulares. Entre eles, estão química orgânica, química ambiental, separação de misturas, bioquímica e muitos outros.

E não se esqueça da importância de conhecer os elementos da tabela periódica. Você precisará dela ao longo dos seus estudos, mas não poderá acessá-la durante a prova. Logo, você deve compreendê-la, de fato! Os elementos podem ser estudados de forma interativa por meio do site Elements.

E a biologia? O que cai no ENEM?

Tanto em matemática como em física, química, biologia ou qualquer outra disciplina,  há assuntos que são abordados com frequência nos exames. Frente a isso, vamos mostrar a você quais os assuntos de biologia que mais caem no ENEM.

São eles:

  • Ecologia;
  • Fisiologia humana;
  • Evolução;
  • Genética;
  • Ecossistema;
  • Imunologia
  • DNA e RNA.

Vale recordar que os temas são bastante abrangentes, portanto, na hora dos estudos, não se deve focar somente nos assuntos citados acima, combinado?

Veja, agora, algumas dicas de como estudar biologia e química!

Leia também

CTA_Newsletter_Banner_1200x444px-png-1

Química e biologia: as 6 melhores formas de aprender

Para você que está buscando maneiras diferentes e eficazes de estudar química e biologia e se dar bem na prova de Ciências da Natureza, preparamos a seguinte lista:

1. Assista a documentários

Além dos livros e das aulas, os documentários são uma excelente fonte de informação para tratar de assuntos biológicos. Aliás, assistir a um documentário é uma forma divertida de aprender, concorda?

Então, prepare a pipoca e escolha um documentário, mas não deixe de prestar atenção! Aliás, busque relacionar os conteúdos que estudou com aquilo que está assistindo, assim, será mais fácil absorver.

Em um documentário sobre animais, por exemplo, procure fazer a classificação da fisiologia animal: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

2. Faça diagnósticos de tudo que for produzido

As matérias das ciências da natureza podem não ser as suas preferidas, mas nada o impede de estudá-las de uma maneira agradável.

Os jogos no ensino de química e biologia são uma alternativa para revisar ou entender os conteúdos estudados, além de estimular o raciocínio de um jeito lúdico. Que tal experimentar alguns jogos pedagógicos, testar seus conhecimentos e aprender cada vez mais?

Simulados, listas de exercícios, resultados de quiz de perguntas. Não deixe de fazer uma correção descritiva de tudo que você está errando.

3. Faça as provas dos anos anteriores

Para conhecer bem a dinâmica das provas do ENEM ou vestibulares, nada mais justo que consultar as provas dos anos anteriores e refazê-las.

Em um primeiro momento, tente solucionar as questões a partir do conhecimento que você já possui. Nada de olhar o gabarito antes, hein?! Lembre-se de que tudo isso será essencial para seu aprendizado.

Observe, então, quais foram seus erros e acertos, quais questões você não entendeu etc. Isso ajudará você a traçar um plano de estudos focado nas suas maiores dificuldades relativas à química e biologia.

4. Use aplicativos para auxiliar nos estudos

Quer aprimorar sua produtividade na hora de estudar e, ainda, acessar conteúdos e atividades úteis para seu aprendizado? Sugerimos que você teste o uso de apps voltados para os estudos.

Já que a internet é uma ampla ferramenta de pesquisas e, até mesmo, de atividades pedagógicas, você pode usufruir dela a favor da sua formação. Um recurso muito válido nesse quesito é o MECFlix, plataforma de vídeos criada pelo governo com fins educativos.

E ainda existe app para auxiliar nos estudos específicos de química e biologia.

5. Não deixe de praticar

Você pode revisitar os conceitos que estudou quantas vezes quiser, mas nada garante que eles serão realmente fixados. Por outro lado, se você praticar constantemente, a memorização se tornará mais natural.

E não estamos falando de decorar a matéria! A prática de atividades é o que vai apontar se o estudante aprendeu o conteúdo ou ainda não, bem como servirá de parâmetro para mostrar se há necessidade de estudar um pouco mais determinado tema.

Quando se trata de química e biologia, uma boa maneira de aprender é realizando exercícios de fixação. Seja um aluno protagonista e não fique só na teoria!

6. Divirta-se com as fórmulas ao estudar química

Muitos professores de física e química do Ensino Médio elaboram frases ou canções divertidas de modo a fazer com que os alunos se recordem mais facilmente.

O exemplo clássico disso é a frase que os faz lembrar da nomenclatura dos ácidos e de outras substâncias: mosquITO teimOSO, te mATO, te pICO, te mETO no vIDRICO.

Além de todas essas dicas, é válido lembrar que a interpretação de texto faz toda a diferença para entender perfeitamente os enunciados, combinado?

Se você gostou deste post, continue em nosso blog e confira 6 dicas de como escolher um colégio particular em Goiânia.

6 dicas de como escolher um colégio particular em Goiânia

Tags: química e biologia

Artigos Relacionados

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III