leia

Como aprimorar a leitura e a interpretação de textos dos filhos?

Por Colégio Integrado

A leitura é uma das atividades pedagógicas mais importantes para a criança. Além de aumentar o seu conhecimento sobre diversos assuntos, os livros auxiliam as crianças a escreverem de maneira correta e expandir seu vocabulário.

Neste post, explicaremos algumas maneiras de aprimorar a leitura e interpretação de texto em seus filhos, e assim, permitir com que eles desenvolvam o hábito da leitura com naturalidade e que essa atividade proporciona muito prazer e diversão.

Utilize as férias para estimular a leitura

As férias são o melhor momento para aprimorar a leitura e interpretação de textos nos filhos, já que nesse período, eles não se sentirão sobrecarregados com as aulas e terão mais tempo para se dedicar às leituras e para outros tipos de brincadeiras.

Além disso, alguns pais também tiram férias nesses períodos de férias escolares, conseguindo assim ter mais tempo para passar com os filhos e fazer com que eles sejam estimulados a ler.

A criança acabará entendendo que a leitura também é um tipo de diversão, e assim, conseguirá ter mais vontade de participar dessa atividade, e poderá até mesmo pedir para ler mais livros.

Por isso, procure fazer um cronograma de férias para os seus filhos com as atividades que você quer que eles façam durante esse período e inclua a leitura de livros e contos dentro desses afazeres.

Assine nossa newsletter!

Dê o exemplo

As crianças costumam imitar as atitudes dos pais, já que elas julgam que eles são mais velhos e que detêm maior conhecimento, vendo neles uma inspiração para serem adultos melhores.

Dessa forma, comece a ler com maior frequência, principalmente na frente dos seus filhos, reafirmando que a leitura é algo bastante divertido e que nos faz conhecer muitos mundos diferentes.

Dessa forma, a criança será instigada a começar a ler mais, principalmente com os pais. Essa pode ser até mesmo uma atividade de família feita regularmente, o que ajuda a estreitar os laços familiares.

Quando estiver lendo, incentive diretamente a criança, dizendo frases como “por que você não pega um livro e vem ler junto com a mamãe / o papai?”. Dessa forma, ela terá maiores chances de, por vontade própria, querer ler.

Incentive a leitura extraclasse

É comum que, nos colégios particulares em Goiânia, os alunos do Ensino Fundamental (anos finais) já sejam incentivados a ler com frequência. Entretanto, é importante que, dentro de casa, as crianças também mantenham o hábito de ler. É possível, por exemplo, fazer com que ela leia um pouco antes de dormir.

Outra maneira de fazer com que seu filho leia mais é levá-lo até bibliotecas, livrarias e encontros literários para que ele entre em contato e conheça outras pessoas que gostam de ler.

Também é interessante que a criança tenha um espaço em casa próprio para a leitura, com vários livros, cadeiras e uma mesa com a qual ela poderá se apoiar. Dessa forma, ela se sentirá estimulada a fazer essa atividade com maior frequência.

E claro, sempre procure conversar com o seu filho sobre o quão divertido a atividade da leitura é, e incentivá-lo a ler, seja com você ou sozinho. Dessa forma, ele sempre se lembrará da leitura, tendo mais chances de fazê-la.

Evite obrigá-lo a ler

E qual a importância da leitura? É significativo que a leitura não se torne uma obrigação para a criança, e sim como mais uma brincadeira. Quando os pais tratam o hábito de ler livros como uma obrigação, eles ficam cada vez com menos vontade de fazer essa atividade.

Dessa forma, quando crescerem, é bem provável que parem de ler por conta própria, já que poderão associar a leitura a algo chato e ruim, e então, investirão em outras opções de lazer “mais divertidas”.

Assim, caso seu filho não queria ler em casa, não o obrigue ou aplique castigos. Apenas aceite que eles não querem ler naquele momento e procure oferecer novamente um livro mais tarde ou no próximo dia.

Dessa forma, eles sempre lerão quando tiverem vontade, e caso o momento de leitura seja divertido e prazeroso, eles terão cada vez mais vontade de ler novos livros, e assim, realmente farão disso um hábito.

Desligue a TV

Uma maneira de indiretamente fazer com que os seus filhos prefiram ler é desligar a TV, computador e outros eletrônicos que possam distraí-los. Dessa forma, eles se sentirão entediados e terão a leitura como uma forma de se divertir.

Portanto, reserve um tempo do dia para desativar qualquer coisa que possa distrair a criança, e comece a incentivá-la a ler um livro. É interessante que você passe esse momento com ela, e não apenas a deixe lendo sozinha.

Mesmo que ela já saiba ler, é importante que ela tenha esse momento junto com uma pessoa que ela goste e que consiga tornar esse momento mais divertido. Dessa forma, ela sempre irá querer ler cada vez mais livros e ter novas experiências como essa.

Por mais que a televisão ajude os pais a deixarem as crianças distraídas, a televisão pode ser nociva caso seu uso seja indiscriminado. Além de causar problemas de visão, poderão aparecer conteúdos impróprios para a sua idade.

Invista em outros elementos para complementar a leitura

Que tal deixar a leitura mais divertida para os seus filhos? Uma maneira de fazer isso é incorporar outros elementos durante o momento. Que tal investir em uma música ambiente, por exemplo?

Dessa forma, a criança conseguirá usar diferentes sentidos para compreender a história, além de deixar tudo mais dinâmico e divertido. Outra maneira de fazer isso é utilizando fantoches, que podem atuar como personagens ou como narrador da história.

Também é possível utilizar da história para criar novas brincadeiras e apresentações para as crianças, e assim, fazer com que elas consigam trabalhar a sua imaginação e “entrar na história”.

Consequentemente, a criança gostará desses momentos divertidos e criativos e fará da leitura um hábito mais recorrente na sua vida. E naturalmente, ela vai incorporar a leitura no seu dia a dia, levando esse hábito até a vida adulta.

Depois de colocar em prática todas essas dicas, os seus filhos com certeza lerão com uma maior frequência e toda a família estará mais unida e cultivando juntas o hábito e benefícios da leitura, aumentando as chances de se dar bem ao fazer uma redação.

Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo em nosso blog!

Assine nossa newsletter!

 

Tags: leitura, interpretação de texto

Artigos Relacionados

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III