leia

Plano de desenvolvimento pessoal: entenda sua importância

Por Colégio Integrado

É de conhecimento geral que as escolas cumprem um papel importantíssimo no que diz respeito ao progresso individual dos alunos. E isso vai muito além das aulas de matemática ou biologia, afinal, a aprendizagem se torna mais ampla a partir de um plano de desenvolvimento pessoal.

Nenhum estudante é exatamente igual a outro! Bom, pode até haver semelhanças entre seus interesses e habilidades, mas, ainda assim, as particularidades de cada um sempre falam mais alto – e as escolas devem estar atentas a isso!

Além disso, o ambiente escolar deve estar preparado para receber estudantes que apresentam Necessidades Escolares Especiais (NEE), garantindo, assim, uma educação inclusiva. Nesse sentido, o atendimento individualizado traz maior conforto e incentivo tanto para os alunos quanto para as famílias.

Entenda, neste post, qual a importância do plano de desenvolvimento pessoal. Continue acompanhando!

CTA_Newsletter_Banner_1200x444px-png-1

O que é o plano de desenvolvimento pessoal?

Também chamado plano de desenvolvimento individual (PDI), o método é largamente aplicado em ambientes corporativos, mas também é apto para a trajetória escolar. Esse planejamento possibilita encaminhar o aluno para as atividades que mais combinam com seu perfil.

Você conhece bem as habilidades do seu filho, principalmente as que ele demonstra ter desde pequeno, não é? Imagine, agora, como seria bom se o colégio onde ele estuda também tivesse esse conhecimento e valorizasse suas competências individuais!

A ideia do PDI é essa! Ele busca traçar o melhor percurso acadêmico de acordo com os pontos fortes do aluno, não deixando de considerar também suas dificuldades. Com o plano de desenvolvimento pessoal, é possível obter aprimoramento por meio de atividades complementares e/ou extracurriculares.

O PDI dos alunos não envolve metas e prazos, mas, sim, a abrangência de conhecimentos que o jovem pode ter.

Ou seja, o plano de desenvolvimento individual considera que o estudante precisa entender mais que fórmulas físicas e regras gramaticais. É relevante somar a essa formação outros conteúdos e aprendizados que farão parte da vida adulta do seu filho.

Ele pode aprimorar competências artísticas, sociais, econômicas, esportivas, culturais, ambientais etc. E isso vai depender da vontade de aprender ou da aptidão que ele apresenta para cada uma dessas áreas.

E quanto às necessidades escolares especiais? Comentaremos sobre isso a seguir!

PDI e inclusão

Toda e qualquer escola, particular ou pública, deve ser eficiente no atendimento às necessidades dos alunos, sobretudo os que possuem NEE. Inclusive, o plano de desenvolvimento pessoal é resguardado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e pelas Diretrizes da Educação Nacional.

Portanto, garantir o atendimento personalizado dos alunos portadores de deficiências ou transtornos é indispensável para se promover a acessibilidade escolar. E o progresso individual deles se dá por meio do PDI, de modo que o aprendizado é compatível com as dificuldades do estudante.

Nesse grupo, são contemplados jovens e crianças que possuem transtorno de déficit de atenção (TDAH), Dislexia, Autismo, Síndrome de Down, bem como deficiências físicas, transtorno de pânico, entre outros. Vale salientar que nada disso exclui o indivíduo das atividades com os colegas, ao contrário!

O propósito é manter a convivência entre todos, de forma a garantir que os que possuem NEE possam acompanhar as atividades pedagógicas tendo suas especificidades respeitadas.

Como funciona o PDI, na prática?

Aqui, no Colégio Integrado, contamos com uma proposta pedagógica que já abrange um plano de desenvolvimento pessoal. Isto é, oferecemos aos nossos estudantes uma série de atividades com o objetivo de estimular o seu desenvolvimento acadêmico, social e profissional.

O Colégio possui metodologias sustentadas por três pilares:

1. Criatividade e autonomia

Queremos que nossos alunos conheçam o mundo de forma interativa e criativa. Por isso, eles são incentivados a questionar e buscar o próprio conhecimento, ou seja, a participar ativamente do aprendizado não só como ouvintes.

Dessa maneira, se você estava se questionando como desenvolver autonomia nos filhos, não precisa mais se preocupar. Nós auxiliamos e incentivamos seu filho a aperfeiçoar suas competências de forma autônoma.

Um belo exemplo disso é o nosso Coletivo Criativo de Teatro, uma de nossas atividades complementares.

2. Flexibilidade e resolução de problemas

Por falar em autonomia, parte de nosso trabalho consiste em ajudar os estudantes na capacidade de solucionar conflitos. Isso contribui para o crescimento pessoal do aluno, que terá confiança suficiente para articular-se social e economicamente.

Além do mais, o plano de desenvolvimento pessoal promove uma formação sólida! O jovem não só fortalece o pensamento lógico como também aprende como aplicar as melhores soluções para situações adversas, o que também contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional da criança.

3. Empatia e convívio em sociedade

Por fim, o terceiro pilar da nossa metodologia vai para além das salas de aula! Aliás, é também por meio da educação que jovens e crianças aprendem a conviver, partilhar conhecimento e respeitar os demais.

Nesse contexto, é inegável que as famílias e a escola têm papel importante no que se refere ao desenvolvimento social e moral dos estudantes. Portanto, é necessário que os valores éticos do colégio estejam alinhados ao aprendizado que será levado para a vida do aluno.

Por que o PDI é importante?

A jornada pedagógica do seu filho será um grande marco na vida dele, e nada mais justo do que lhe oferecer uma experiência de incentivo e apoio às suas decisões.

O aluno protagonista se empenha para obter os melhores resultados! E o Integrado é um colégio em Goiânia que traz essa possibilidade ao seu filho.

Aqui, os alunos que necessitam de atendimento especializado (NEE) recebem todo o apoio durante sua jornada acadêmica. Sem contar que, com o plano de desenvolvimento pessoal, o jovem direciona sua atenção para progredir plenamente em suas competências individuais.

O PDI:

  • Assegura o direito à inclusão e igualdade escolar;
  • Prepara o jovem para o convívio social;
  • Considera as particularidades do indivíduo;
  • Expande sua experiência acadêmica.

O plano de desenvolvimento pessoal está contido em nossa metodologia de ensino. Nossa filosofia compreende os desafios e desejos dos estudantes, a fim de proporcionar uma formação ampla dentro e fora da matriz curricular nacional.

Tem interesse em saber mais? Acesse nossas dicas para escolher um colégio particular em Goiânia.

6 dicas de como escolher um colégio particular em Goiânia

Tags: plano de desenvolvimento pessoal

Artigos Relacionados

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III