leia

Como identificar as palavras-chave para redação? Conheça!

Por Colégio Integrado

Qual é o primeiro passo para escrever um bom artigo? Observar atentamente o tema proposto. É justamente ali que você vai encontrar as palavras-chave para redação de qualquer vestibular ou mesmo do ENEM.De fato, alguns temas podem ser bem complicados de desenvolver, especialmente quando o estudante não domina o assunto. Já outros são um tanto inusitados, o que pode fazer sua criatividade fluir livremente ou até mesmo te levar a criar um texto divertido.

“O que te faz rir?”

“Seu texto deve ter 150 palavras. Arrisque-se”

“Conte-nos sobre o momento mais embaraçoso da sua vida”

Esses são alguns exemplos de desafios reais encontrados em vestibulares. E, apesar de serem incomuns, todos eles possuem conceitos que guiam a escrita.

Por isso, uma análise detalhada da proposta da redação junto das instruções é o começo para uma bela produção! Mas, afinal, como entender qual é essa proposta e como identificar as palavras-chave para redação?

Continue acompanhando este post, vamos responder esta e outras perguntas!

 

Escrever sempre é um desafio!

Seguir as normas gramaticais, não fugir do tema, respeitar o limite de palavras, pensar na estrutura do texto, relacionar as ideias e tantos outros cuidados… São tantas as exigências para uma produção textual satisfatória que os alunos a encaram como um desafio, o que é de fato!

A situação fica ainda mais desafiadora quando se trata de uma redação para vestibular, já que a expectativa para tirar uma boa nota é bem alta. Nesse sentido, mesmo que você ame escrever e seja fera no assunto, deixar de considerar esses detalhes pode prejudicar seu resultado.

Por isso é tão importante planejar o texto antes de pensar em como iniciar uma redação. E um dos pontos principais desse planejamento é reconhecer as palavras-chave para redação.

Palavras-chave para redação: porque é importante identificar

Fuga ou tangenciamento do tema é um dos erros mais cometidos pelos estudantes que saem do Ensino Médio e fazem a redação do ENEM ou vestibulares.

É comum que as pessoas leiam superficialmente o que se pede e logo comecem a escrever o que vem à cabeça. De certa forma, essa prática não estaria errada se o objetivo fosse produzir um texto com maior liberdade.

Porém, no cenário das provas para ingressar no Ensino Superior, a situação é diferente. Uma proposta para um artigo traz pontos específicos que exigem aprofundamento. Vamos exemplificar!

O tema é amplo e, dentro dele, há assuntos específicos. Observe a proposta do ENEM 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Ao analisar as palavras-chave para redação, você percebe que o texto deve ser focado nas doenças mentais, mas também fazer um recorte abordando como isso se manifesta no Brasil. 

Qualquer estudante poderia cair no equívoco de tratar do assunto no cenário mundial, ou mesmo não considerar o recorte geográfico, o que seria configurado tangente ao tema.

Mais ainda, temos o termo “estigma” que envolve um complexo entendimento sobre como a sociedade brasileira marginaliza essas condições.

Viu só?!

Todo o entendimento do contexto e de suas particularidades deve estar claro na sua escrita, o que inclui apontá-los no título que você venha a escolher e no decorrer da sua narrativa.

O exemplo que demos acima pode parecer bastante claro porque dissecamos a sua explicação, mas queremos que você identifique esses termos sozinho na hora da prova. Por isso, confira o tópico a seguir.

Como fazer uma redação para vestibular: 3 dicas para acertar!

A maioria dos estudantes sonha em produzir uma redação ENEM 1000! E se te contarmos que, com as nossas dicas para fazer uma boa redação, esse desejo pode estar mais perto de ser alcançado?

Bom, estamos aqui para ajudar os alunos a atingir uma pontuação fantástica nos vestibulares e encher a família de orgulho.

Acompanhe as dicas!

1. Leia atentamente a proposta de redação


Vamos começar por aí, até porque o tema pode nos dizer mais do que imaginamos. Precisamos reiterar que a própria temática já nos fornece as palavras-chave para redação.

O que você deve fazer, portanto, é buscar identificá-las e transcrevê-las em seu brainstorm (chuva de ideias).

Temos aqui um exemplo do ENEM 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Que palavras-chave para redação você encontra? “Formação educacional” é uma delas, além de “desafios”, “surdos” e “Brasil”. Pode parecer um pouco estranho que todas as palavras sejam chaves, como neste caso, não é?

Acontece que, ao fazer esse desmembramento, você elimina as chances de esquecer algum assunto. Ou seja, você parte do mais amplo e vai em direção ao mais específico.

Assim não tem erro!

2. Observe os textos motivadores


Os textos motivadores também fornecem informações valiosas. É neles que você encontra dados confiáveis que podem ser aplicados ao seu texto. Além disso, é válido destacar palavras ou termos encontrados nele em sua produção.

Mas, nada de copiar, hein?! Apenas sinalize os conceitos relevantes.

3. Busque termos relacionados que reforcem a ideia


Encontrou as palavras-chave para redação no tema e nos textos motivadores? Ótimo! Agora concentre-se em procurar em seu vocabulário próprio os termos relacionados à temática.

Por exemplo, quando pensamos em “formação educacional de surdos”, podemos associar com “acessibilidade”, “diversidade”, “minorias”, entre outros.

Dica extra: aplicando as palavras-chave para redação

Você já identificou os termos principais da proposta, selecionou palavras e expressões dos textos motivadores e consultou seu vocabulário para listar conceitos relacionados.

Agora pode surgir aquela dúvida: “mas como fazer uma redação?”, ou melhor, “como aplicar esses itens no texto?”.

Bom, o mais importante é pensar na estrutura textual. Embora sejam de extrema relevância, evite muitas repetições. Inclusive, por isso mesmo é bom buscar termos relacionados.

Mais uma vez: você pode sim usar os vocábulos que destacou nos textos motivadores, desde que não copie a frase ou ideia. O plágio leva à eliminação do candidato, além de ser crime!

A intenção aqui é escolher as palavras-chave para redação e reforçar as ideias que você vai apresentar!

E aí, gostou deste conteúdo? Aproveite a visita ao nosso blog e confira também Como aprimorar a leitura e a interpretação de textos dos filhos.

Como aprimorar a leitura e a interpretação de textos dos filhos?

Tags: palavras-chave para redação

Artigos Relacionados

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III