São tantas matérias que, às vezes, você precisa de dicas de como estudar para poder assimilar todo conteúdo possível? Sabemos que cada aluno tem seus assuntos preferidos, que, provavelmente, o guiarão na escolha da formação superior.Independentemente disso, nos Ensinos Fundamental II e Médio, todas as áreas do conhecimento devem ser contempladas, e é muita coisa, podendo tornar o processo de aprendizado um pouco mais complicado.
Assim, pensando em situações como a sua e de tantos jovens, preparamos este artigo com as melhores dicas de como estudar as áreas de conhecimento.
Acompanhe-nos!
Primeiro, vamos recordar? Quais são as áreas do conhecimento?
“E aí, já decidiu que faculdade vai fazer?” Com certeza alguém já lhe fez essa pergunta típica!
E a resposta de uma criança ou pré-adolescente diz muito sobre as áreas do conhecimento que esse jovem tem mais afinidade e facilidade de assimilação, algo que já pode ser observado no começo de sua vida acadêmica.
Assim, um aluno que gosta bastante de matemática tende a seguir alguma carreira que tenha relação com os cálculos. Da mesma forma que aqueles que se identificam mais com biologia estão mais propícios a seguir por esse caminho.
De modo geral, em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental (Anos Finais), as áreas do conhecimento são:
- Linguagens;
- Matemática;
- Ciências da natureza;
- Ciências humanas.
Já no Ensino Médio, a BNCC contempla:
- Linguagens e suas tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa);
- Matemática;
- Ciências da natureza (Física, Química e Biologia);
- Ciências humanas e sociais aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
Contextualizamos essas informações, que você provavelmente já conhece, para passar ao próximo tópico com as dicas de como estudar essas áreas de conhecimento e ter mais chances de passar num vestibular.
Continue conosco!
7 dicas de como estudar as áreas do conhecimento
Antes de entrar nas dicas de como estudar, é preciso lembrar que cada pessoa tem um jeito próprio de aprender. Algumas assimilam as informações apenas ouvindo, outras precisam de imagens para compreender melhor.
É notável também que cada matéria pode ser melhor ensinada de determinada forma, como apresentaremos a seguir.
Seja como for, a facilidade para absorver certas disciplinas também é um aspecto que vale destacar. Desde muito cedo, a criança já demonstra mais interesse por determinados conteúdos, o que a torna um aluno protagonista de acordo com isso.
Acompanhou nosso raciocínio? É nesse sentido que as dicas de como estudar se aplicam.
Entenda.
1. Memorize fórmulas e sistemas
Essa é uma dica clássica para estudar Matemática, Física e Química — disciplinas que possuem diversas fórmulas para a resolução das questões.
Além disso, a Biologia também possui conteúdos que precisam ser decorados, embora também existam relações interdisciplinares com os fatos atuais.
De todo modo, memorizar alguns elementos é muito importante e até mesmo para isso alguns professores criam frases de efeitos e canções que “grudam” na cabeça dos alunos.
2. Valorize o raciocínio lógico
Ainda que as disciplinas de ciências da natureza e matemática possuam fórmulas, é preciso valorizar o pensamento lógico. Nem sempre dá para decorar tudo, mas quando você desenvolve um pensamento coerente, é para sempre.
Porém, é preciso praticar, e você pode fazer isso com jogos pedagógicos ou não, desde que estimulem o raciocínio lógico. Sudoku, Ricochet Robots, 2048 e Hanabi são apenas alguns deles.
3. Mantenha-se atualizado: uma das melhores dicas de como estudar
Conhecimento não se aprende somente em sala de aula!
Para entender melhor História, Geografia e Sociologia, é importante acompanhar as notícias, assistir a séries, filmes e documentários de fontes confiáveis, como BBC, National Geographic e grandes produtoras.
Aqui vão algumas dicas do que você pode assistir:
- Filme: Holocausto Brasileiro;
- Minissérie: Auschwitz: os nazistas e a "solução final”;
- Documentário: Capitalismo: uma história de amor;
- Documentário: O veneno está sobre nossa mesa.
Apenas reforçamos que você tome cuidado para não se sobrecarregar com informações complexas!
Leia também
- Preparação para o Enem/Vestibular: qual a melhor forma?
- As 6 melhores formas para aprender química e biologia
4. Utilize mapas mentais
Mapa mental ou mind map é uma ferramenta que ajuda a gerenciar seus pensamentos, sendo muito utilizado para otimizar o processo de memorização a partir de estímulos visuais de ideias e conceitos objetivos.
Utilizá-lo é uma ótima dica de como estudar qualquer área de conhecimento, já que você visualiza o conteúdo e relaciona todos os aspectos ali presentes.
Veja um passo a passo para criar um mapa mental:
- Selecione as ferramentas que você vai utilizar, como folhas de papel, lápis ou computador;
- Tenha em mente qual o seu objetivo com o exercício, como: “revisar a matéria de Citologia Animal”;
- Crie um título, como: “revisão de Citologia Animal”;
- Crie as ramificações primárias do tema central. Exemplo:
Revisão de Citologia Animal:
- Tipo de células;
- Estrutura das Células.
- Crie ramificações secundárias. Exemplo:
Revisão de Citologia Animal:
- Tipo de células
- Procariontes;
- Eucariontes.
- Estrutura das Células
- Membrana Plasmática;
- Citoplasma.
- Utilize cores, símbolos e desenhos para facilitar a visualização;
- Revise e edite o que for necessário;
- Deixe o mapa em local visível.
Vamos começar a colocar a mão na massa hoje com essas dicas de como estudar?
5. Aproveite sites e aplicativos para ajudar nos estudos
Existem sites e apps para estudos específicos para cada área. Veja algumas dicas:
Lembra dos mapas mentais? Há, também, sites gratuitos para criá-los:
6. Crie o hábito de ler
Praticar leitura e interpretação de textos, para muitos, é a melhor maneira de se estudar, mas também é uma excelente dica de como aprender linguagens, redação e literatura.
Esse hábito também será útil em todos os campos da sua vida, desde a Educação Básica até a realização de exames para ingressar em uma universidade.
7. Faça exercícios
Por fim, faça muitos exercícios! Isso vale para todas as áreas, mas principalmente para as que envolvem memorização, como Ciências da Natureza e Matemática, uma vez que auxiliam na fixação das fórmulas e potencializam o raciocínio!
E, então, você gostou das nossas dicas de como estudar? Agora, não pare de aprender e veja também: Quais os melhores métodos de estudo para Vestibular/Enem?