Blog - Sou Integrado

Quais os melhores métodos de estudo para Vestibular/Enem?

Escrito por Colégio Integrado | 28/06/21 13:19

Quando o estudante chega na fase de prestar vestibular, parece que os estudos se tornam uma corrida contra o tempo. No entanto, não é necessário que seja assim! O aluno tem a opção de buscar os melhores métodos de estudo para o ENEM ou vestibular e otimizar o aprendizado.Alguns hábitos são praticamente universais entre os alunos, como grifar as partes importantes dos textos e fazer resumos. Estes são até eficazes para absorver as informações, mas ainda não são suficientes ou tão efetivos quanto outras técnicas.

Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos dos melhores métodos de estudo que seu filho pode adotar no momento de estudar para os exames. Confira!

Os 7 melhores métodos de estudo para o seu filho

Os alunos do Ensino Médio, normalmente, estão habituados a portar canetas marca-texto ao realizar as leituras. É assim que eles absorvem os conteúdos, sinalizando as partes mais importantes da matéria.

Depois, pode ser feito um resumo, uma revisão e exercícios de fixação. Tudo isso contribui bastante para o aprendizado dos jovens, mas muitos pensam que são os únicos e melhores métodos de estudo para as provas.

Na realidade, não é bem assim, afinal, existem técnicas apontadas por uma pesquisa norte-americana como as mais eficazes. Apesar disso, não é preciso que o aluno dispense as anotações e os hábitos comuns, mas, sim, que busque agregar novas práticas.

Conheça, agora, algumas delas!

1. Cronograma de estudos

O bom e velho planejamento nunca sai de moda! Montar um cronograma de estudos é uma prática de organização que ajuda o jovem a distribuir o que deve ser estudado ao longo do tempo.

Dessa forma, não surgem conflitos entre as disciplinas e é possível ordená-las por prioridade, começando pelas matérias mais complexas. Além do mais, evita que o estudante deixe tudo para última hora, o que provoca ansiedade na véspera da prova.

2. Elaborar perguntas

Um dos métodos de estudo mais eficazes é o ato de elaborar perguntas para justificar os fatos. Isso ajuda o aluno a se aprofundar no conteúdo, assim como promove melhor experiência de interpretação de texto.

Quando o estudante se pergunta “por que é assim?”, ele tende a adicionar mais informações ao seu conhecimento. Da mesma forma, o jovem exercita ainda mais o cérebro, atingindo maior complexidade quanto ao assunto estudado.

3. Testes práticos

Para além dos exercícios de fixação, é indispensável que seu filho realize simulados como os que aplicamos aqui no Colégio Integrado.

Os alunos do Ensino Médio têm a possibilidade de realizar provas no modelo ENEM e vestibulares. Com isso, eles passam a se familiarizar com os exames, bem como testam seus conhecimentos e conseguem identificar as competências que precisam de melhorias.

Assim que entender a dinâmica de tempo e a estrutura da prova, seu filho estará preparado para alcançar resultados satisfatórios!

Leia também

4. Estudo alternado

Um engano comum dos jovens é pensar que o ideal é passar horas e horas vendo uma mesma disciplina. Ao contrário, alternar os conteúdos é uma das estratégias de estudo mais adequadas.

Especialistas indicam que intercalar as matérias é mais proveitoso e potencializa a aprendizagem. Isso se deve ao fato de que, quando se retorna ao tema tratado anteriormente, o estudante acessa a memória de longo prazo, o que ajuda a fixar o conteúdo.

Entendeu por que esse é um dos melhores métodos de estudo?

5. Autoexplicação

Explicar a matéria estudada a si mesmo pode até gerar estranhamento, mas, ainda assim, é um dos melhores métodos de estudo.

A ideia é que o aluno ensine a si mesmo o que ele acabou de estudar, como se estivesse dando uma aula a outra pessoa. Uma dica interessante é gravar um áudio nesse momento para ouvir e revisar o conteúdo depois.

Porém, não basta ler o texto em voz alta, é preciso que ele tenha, de fato, entendido o conteúdo de forma que consiga transmitir efetivamente os conceitos.

Então, se você encontrar seu filho falando sozinho por aí, não se espante, combinado?

6. Mapa mental

Entre as diversas técnicas de estudo, uma das mais conhecidas é o mapa mental. E o que isso significa?

Os mapas mentais são um tipo de organização que pretende simplificar as informações e relacioná-las com mais facilidade. Geralmente, os estudantes fazem um esquema que parte do tema central e, ao redor, há setas que apontam para palavras-chave ou pensamentos derivados.

Isso favorece a visualização e a assimilação dos assuntos estudados, o que é ideal para a revisão. Lembrando que os esquemas podem ser feitos tanto à mão quanto por meio de ferramentas virtuais.

7. Método Pomodoro: um dos melhores métodos de estudo

O Pomodoro, por fim, completa a lista de melhores métodos de estudo e preparação para as temidas provas de vestibular. Paramos por aqui, afinal, o descanso também é indispensável!

A técnica consiste em gerenciar o tempo de estudo e tempo de pausa a fim de aumentar a produtividade. Não há uma regra exata, apenas uma sugestão de uma breve pausa a cada 25 minutos de estudo.

No entanto, há a possibilidade de adaptá-la de acordo com cada rotina.

O Colégio também pode ajudar seu filho!

Alguns jovens do Ensino Médio optam por se preparar por conta própria para as provas de vestibular ou ENEM. Em razão disso, a busca por métodos eficazes de estudo é constante nessa jornada.

Nós admiramos essa atitude e informamos que o Colégio Integrado oferece todo o apoio necessário aos alunos.

Somos um colégio particular em Goiânia que conta com atividades pedagógicas complementares e extracurriculares para que seu filho se dê bem nos exames e garanta uma vaga no ensino superior.

Além dos simulados que mencionamos anteriormente, disponibilizamos monitorias para solucionar as dúvidas dos estudantes. Os monitores ficam em plantões que podem ser presenciais ou virtuais! Ou seja: atendimento flexível para auxiliar seu filho a ter um melhor entendimento dos conteúdos estudados.

Está procurando um colégio em Goiânia que ajude seu filho a obter sucesso no ENEM? Venha conhecer o Integrado!

E se você gostou deste post sobre os melhores métodos de estudo, leia, também, sobre Preparação para o Enem/Vestibular: qual a melhor forma?