leia

Como planejar um intercâmbio High School? As 6 dicas!

Por Colégio Integrado

Quem nunca pensou em estudar no exterior? Na maioria das vezes, os jovens se imaginam cursando o Ensino Superior fora do país, mas também é possível realizar um intercâmbio High School. Você sabia?Sim! Completar o Ensino Médio no exterior é uma possibilidade real para você que é estudante!

O país de destino e o tempo de permanência são escolhas pessoais que dependem também de fatores familiares. Por outro lado, o planejamento para uma viagem inesquecível e enriquecedora é um requisito para todos.

Em razão disso, faz-se necessário ter consciência de todo o preparo que deve ser feito antes de ingressar no programa. Quer saber quais são os passos essenciais para esse planejamento?

Continue nesta leitura!

O que é o Intercâmbio High School?

O intercâmbio High School é um programa destinado aos alunos do Ensino Médio que desejam ter uma experiência acadêmica em outro país.

E para participar, o estudante deve ter entre 15 e 18 anos, além de, claro, cursar o Ensino Médio. O intercambista terá formação internacional, além da vivência em um lugar cujos costumes e cultura são diferentes dos nossos.

Podendo durar de 1 a 2 semestres, o aluno se dedica a estudar o que é proposto na matriz curricular do país que escolheu. Isto é, cada local terá matérias específicas, o que deve ser levado em consideração na hora de fazer a escolha.

Aliás, já que tocamos no assunto, vamos listar dicas especiais para você que deseja ingressar em um intercâmbio High School e não quer se esquecer de nenhum detalhe do planejamento. Vamos lá?

6 dicas para planejar um intercâmbio High School

Uma coisa é certa: qualquer viagem requer preparo e organização, mesmo que seja para visitar a família em uma cidade próxima. Agora, imagine fazer uma viagem para outro país com duração de 6 meses a 1 ano. Não é uma tarefa tão fácil!

Portanto, é fundamental pensar em cada detalhe assim que você toma a decisão de fazer um intercâmbio Ensino Médio por meio do High School. Programar-se pode até ser trabalhoso, mas traz a tranquilidade de que tudo sairá conforme esperado.

E isso vale muito a pena, concorda? Então, vamos, agora, às dicas!

1. Escolha seu destino!

Você teve uma conversa com seus familiares e decidiram que seria ótimo ter uma experiência internacional de estudos. Maravilha! Agora, é hora de pensar em qual país você realizará o sonho do intercâmbio.

Talvez, você já tenha algum destino em mente, seja por afinidade com o local, seja por ter ouvido falar bem dele. No entanto, apenas gostar de um lugar e querer conhecê-lo não é o suficiente para essa modalidade de viagem.

Portanto, lembre-se de pesquisar o currículo escolar do país, bem como a cultura, a alimentação, o estilo de vida etc. Afinal de contas, tudo isso fará parte da sua experiência como intercambista!

2. Pense na acomodação!

Esse é mais um ponto muito importante de se considerar, já que existem duas categorias de moradia nos programas de intercâmbio no Canadá pelo High School.

A primeira delas é a hospedagem em casa de família, em que o estudante é recebido por uma família local e passa a conviver com os membros na casa. Em um primeiro momento, o intercambista pode enxergar como um desafio, principalmente no que se refere à adaptação e às regras.

Apesar disso, o estudante passa a se integrar como parte da família com o tempo e pode até criar um vínculo duradouro com aqueles que o recepcionaram. Não à toa, os estudantes costumam optar por essa modalidade.

Já a segunda opção é conhecida como boarding school, em que o aluno vive na própria escola. Na residência estudantil, o contato do intercambista com o meio acadêmico é ainda maior, já que ele mora na mesma escola onde estuda.

Leia também

CTA_Newsletter_Banner_1200x444px-png-1

3. Fique de olho nos prazos!

Agora, muita atenção! Perder o prazo de inscrição é um acontecimento recorrente entre os futuros intercambistas e faz com que a viagem seja adiada.

Isso acontece porque o calendário escolar de outros países é diferente do nosso, então, você deve se programar para não perder a data. Se você deseja fazer um intercâmbio High School nos EUA, por exemplo, saiba que o ano letivo tem início em agosto.

Aí vai a nossa dica: programe-se com, pelo menos, 6 meses de antecedência em relação às datas.

4. Providencie os documentos!

A documentação necessária para efetivar seu intercâmbio High School depende das exigências do país de destino. Ainda assim, é indispensável obter o passaporte e o visto de estudante.

Outras declarações costumam ser solicitadas, como preenchimento de formulários, comprovação de matrícula, seguro-saúde e, até mesmo, comprovação de verba. Então, organize-se para não enfrentar problemas na validação dos documentos.

5. Verifique seu nível de inglês!

Você vai viver uma experiência cultural em outro idioma e isso é incrível! Os destinos são diversos, seja para países de língua francesa, seja espanhola ou inglesa. Inclusive, o inglês predomina nesse quesito.

Por isso é tão importante ter, no mínimo, nível intermediário no idioma para se comunicar com êxito durante seu intercâmbio High School nos EUA.

Um dos diferenciais do Colégio Integrado é a formação High School, em que você tem aulas em inglês com professores proficientes no idioma e de acordo com o currículo americano. Participar do nosso programa é mais uma dica infalível para os estudantes!

6. Planeje-se financeiramente!

Por fim, determinar o orçamento é essencial nesse processo! Os gastos começam antes mesmo da viagem, desde a documentação até os itens pessoais que o jovem deve levar.

Além disso, durante o intercâmbio High School, há despesas com alimentação, transporte, compras, lazer e, lógico, uma reserva em caso de imprevistos.

Viu só? Para experimentar novos aprendizados e abrir portas para sua futura carreira, é preciso se planejar em vários sentidos.

Vale recordar que o Colégio Integrado oferece formação com diploma duplo para que seus alunos possam ingressar em universidades brasileiras ou em outros 73 países.

Para você que procura um colégio em Goiânia que possibilita o intercâmbio High School, confira este post: High School: o que é, quanto custa e como funciona?

High School: o que é e quanto custa e como funciona?

Tags: Intercâmbio high school

Artigos Relacionados

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III