leia

As 6 atividades pedagógicas para o Ensino Fundamental II

Por Colégio Integrado

O Ensino Fundamental II é um período importante para o desenvolvimento dos alunos, uma vez que estão se preparando para chegar ao Ensino Médio.

Neste post, apresentaremos algumas propostas pedagógicas que podem ser aplicadas por estudantes desse nível no instituto de ensino ou em casa, para que eles possam fixar os conhecimentos adquiridos.

1. Conhecendo os continentes

Uma matéria importante na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Fundamental anos finais (período que vai do 6º ao 9º ano) é geografia, que ensina sobre a superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos da Terra. Nessa disciplina, também podem ser ensinados assuntos sobre economia e atualidades, que também causam impacto no planeta.

Nessa disciplina, é estudado sobre os países, sua distribuição no globo terrestre, os solos e fenômenos geográficos existentes, dentre outros aspectos importantes para entender como é formado o local em que todos nós moramos.

Um dos temas tratados é justamente os continentes que formam o planeta Terra. Uma atividade para ajudar os alunos a aprenderem onde fica cada continente é destacando-os com uma cor específica.

Dessa forma, os estudantes poderão associar cada cor a um continente. Depois, é necessário pedir para que o aluno diga qual é o nome de cada um dos continentes, separados cada um por sua cor.

Com o tempo, será possível associar cada continente com a sua determinada silhueta, o que torna mais fácil a identificação dos continentes em mapas ou outro tipo de visualização desses locais.

2. Sistema monetário brasileiro

Dinheiro também é algo importante e que, de certa forma, também é visto durante o Ensino Fundamental (anos finais). É por meio do dinheiro que diversas coisas podem ser adquiridas, além do fato de que cada país tem o seu próprio sistema monetário.

Conhecer o dinheiro é o primeiro passo para entender a sua real importância, além de já começar a ter as primeiras noções de como utilizá-lo, principalmente de maneira inteligente, para evitar dívidas quando adulto.

Existem algumas atividades pedagógicas que envolvem o dinheiro, como por exemplo, mostrar representações de algumas notas e moedas e pedir para que o aluno escreva a quantia mostrada, ao juntar os valores de cada um dos itens.

Outra atividade é pedir para que o aluno escreva por extenso as quantias mostradas nos exercícios, sendo elas podendo ser em numeral ou em representações das cédulas e moedas.

3. Cenas congeladas

A arte é um elemento importante e que também deve estar presente no currículo escolar dos alunos do Ensino Fundamental II, uma vez que auxilia em exercitar a criatividade e também desenvolver o senso crítico.

A arte pode ser representada no meio acadêmico de muitas formas, seja na criação ou representação de desenhos e pinturas, aulas de música, dança ou em exercícios de caráter teatral.

Neste exercício, os alunos devem se dividir em grupos, onde cada um deles deve escolher um tipo de cena para ser representada. Os professores poderão auxiliar dando alguns exemplos de filmes, atividades do cotidiano, dentre outras ideias.

Assim, cada grupo representará a sua cena de maneira “congelada”, ou seja, sem se mover, como se fosse uma fotografia. A missão dos demais alunos é de observar a cena e comentá-la, falando sobre as ideias e sentimentos que foram captados.

4. Substantivos

Os substantivos são uma das bases para a gramática portuguesa, já que nomeiam objetos, cores, sentimentos, animais, dentre muitas outras coisas. Assim, é importante conhecer desde cedo essa classe gramatical e como usá-la corretamente.

Dessa maneira, ficará mais simples entender e montar frases, além de compreender melhor outros conceitos gramaticais que dependem dos substantivos, como os verbos, adjuntos adverbiais, entre outros.

Uma atividade interessante e que auxiliará a entender melhor como funcionam os substantivos é mostrar um quadro com alguns exemplos e pedir para que os alunos os coloquem corretamente em uma frase.

Outro exercício que ajuda a classificar os substantivos em simples ou compostos é listar alguns exemplos e pedir para os alunos identificarem em qual grupo cada um deles faz parte.

4. Sólidos geométricos

Outro assunto presente, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental II, são os sólidos geométricos, com formas bastantes populares e que formam diversos itens utilizados diariamente.

Dessa forma, é importante conhecer quais são e as principais características de cada um, para que ele consiga entender, futuramente, formas mais complexas, além de ajudar a criança a desenvolver a noção de espaço.

Um exercício interessante para ajudar nessa missão é mostrar alguns exemplos de objetos comuns no dia a dia que tenham essas formas geométricas e pedir para que os alunos as classifiquem.

Assim, é possível fazer com que o aluno consiga assimilar mais facilmente as formas geométricas, já que poderá compará-las com objetos e itens com as quais ele já tem familiaridade. 

5. Cenas curtas

A arte, em especial o teatro, consegue auxiliar as crianças não apenas mentalmente, mas também a desenvolver diversas atividades motoras, como a fala. Existem alguns exercícios focados na fala, auxiliando a criança a se expressar e falar melhor.

Em um deles, você poderá escolher um trecho de uma peça que tenha 3 personagens, em que cada uma delas seja falada por um personagem diferente. Para aumentar a participação dos alunos, é possível pedir para que eles escolham a parte para a dinâmica.

Assim, a turma deverá ser dividida em grupos de três crianças, e cada uma delas deverá ficar responsável por uma fala (quem decidirá quem será cada personagem serão os próprios alunos).

Sem ensaio prévio, as crianças deverão expressar as suas falas. Dessa forma, as crianças poderão treinar o seu senso de improvisação, tendo versões diferentes dos trechos criados por cada um dos grupos.

E então, conseguiu aprender algumas atividades pedagógicas que auxiliarão os alunos a desenvolverem seus conhecimentos e habilidades em casa ou no colégio particular em Goiânia? É importante que, além do conhecimento teórico, as crianças vejam na prática como podem utilizar esses ensinamentos.

E por falar em prática, agende uma visita ao Colégio Integrado e confira como os nossos alunos aprendem de maneira didática e efetiva, além de tirar dúvidas sobre a nossa metodologia de ensino!

Quero agendar uma visita!

Tags: ensino fundamental II, atividades pedagógicas

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III