leia

Educação dos filhos: 6 dicas para lidar com a pré-adolescência

Por Colégio Integrado

A pré-adolescência é uma fase difícil para os jovens, mas é ainda mais complicada para os pais, que não entendem o que está acontecendo com os seus filhos, mas precisam garantir que eles tenham uma boa educação e criação.

Neste post, você terá algumas dicas de como passar por esse período da maneira mais amigável possível, fazendo com que seus filhos já comecem a pensar no seu futuro acadêmico e consigam manter o seu bom desempenho mesmo durante esse período conturbado.

1. Procure compreender os pré-adolescentes

A principal dica é buscar entender que, quando começa a pré-adolescência, estão acontecendo muitas mudanças com os seus corpos e mentes, ao mesmo tempo que precisam se encaixar no ambiente em que estão.

Por isso, é importante compreender essa situação quase caótica e buscar a melhor maneira de fazer com que eles não deixem de lado a sua responsabilidade com os estudos, além de já começarem a pensar no seu futuro profissional.

Dentro da escola, é importante que os alunos nessa fase da vida contem com o suporte de profissionais capacitados para lidar com pré-adolescentes, para que assim, possam orientar os professores, coordenação e até mesmo os pais durante esse momento.

Além disso, é essencial que os pais se mantenham abertos e comunicativos com os seus filhos. Tendo você como um aliado, e não um inimigo, será mais fácil conseguir entender as suas frustrações e auxiliá-los não apenas no âmbito escolar, mas também pessoal.

2. Procure manter um canal de relacionamento aberto

Como falamos rapidamente no tópico anterior, é importante que os pais mantenham um canal de relacionamento aberto com os seus filhos, e não apenas com assuntos referentes à escola. 

Problemas pessoais e frustrações internas também precisam ser acolhidos e discutidos, já que o seu humor pode indiretamente influenciar no seu desempenho escolar, seja positivamente ou negativamente.

Os pais não devem ser vistos apenas como pessoas de autoridade, mas também como amigos com os quais os seus filhos poderão contar nos momentos difíceis e que não os julgarão.

Caso contrário, eles poderão começar a adotar uma postura mais distante, ou até mesmo mais agressiva com os pais, pois acabam tendo a impressão de que eles se tornaram apenas uma figura de autoridade e opressão.

3. Saiba a hora certa de conversar sobre os assuntos

Existem diversos assuntos que os pais podem querer conversar com os seus filhos durante essa fase da vida, porém, é preciso saber qual a melhor forma de fazer isso, uma vez que essa já é uma etapa com descobertas quase diárias.

Assim, procure por “momentos oportunos” para falar sobre determinados assuntos, de maneira que o pré-adolescente não se sinta intimidado ou constrangido com o teor da conversa.

Um assunto que pode causar ansiedade em muitos pais para ser abordado é o do jovem escolher a sua futura carreira profissional ou faculdade. É importante entender a escolha do filho ou auxiliá-lo a escolher a profissão que melhor condiz com a sua personalidade e habilidades.

Dessa maneira, juntos vocês poderão moldar o futuro do pré-adolescente, ao mesmo tempo que poderão deixar o presente menor assustador e mais compreensível, além de fortalecer o vínculo da família. 

4. Defina regras


Não é porque o jovem está passando por um momento conturbado que ele não deve seguir regras. É importante que os pais não percam o controle e saibam impor regras e afazeres aos seus filhos, principalmente com relação à sua vida acadêmica.

É fundamental definir horários para que eles estudem e façam suas lições, bem como querer que eles tenham boas notas na escola. Dessa forma, eles conseguirão se organizar melhor e conseguir cumprir com suas obrigações.

Entretanto, é crucial que os pais estejam sempre por perto, entendendo como educar os filhos e ajudá-los na escola. Caso perceba que ele está com dificuldade em uma matéria, é importante conhecer as causas para esse desempenho ruim.

Se as notas baixas estiverem sendo causadas por desinteresse do aluno, medidas corretivas podem ser tomadas, como privá-lo de usar o que está o distraindo. Agora, caso ele não esteja conseguindo acompanhar ou absorver a matéria, o mais indicado é conversar com os professores para que, juntos, consigam tomar a melhor decisão.

5. Ensine a dizer “não”

Os pais não podem estar o tempo todo com os seus filhos para protegê-los, por isso, é importante ensiná-los a agir sozinho, para que consigam manter os seus valores aprendidos em casa e na escola. Por isso, nesse momento, é importante fazer com que eles saibam dizer “não”.

Eles devem recusar situações em que se sintam desconfortáveis, além daquelas que a escola e os pais alertam de que são coisas erradas e que podem ser muito prejudiciais para eles.

Dessa forma, eles conseguirão desenvolver a sua personalidade, proteção e segurança, conseguindo ter a autonomia de saber o que é melhor para si e quando é necessário sair de uma situação, mesmo que isso magoe outras pessoas.

O apoio dos pais e da escola para conversar sobre esse assunto é importante, já que, muitas vezes, os jovens acabam aceitando certas coisas por medo de serem excluídos ou rejeitados de um grupo.

6. Não minimize o sentimento dos seus filhos

Além disso, é importante não minimizar os sentimentos e opiniões dos pré-adolescentes. É preciso que pais e educadores entendam que os jovens podem ter uma visão de mundo diferente, além de estarem passando por diversas situações emocionais e sociais novas para eles.

Para isso, é necessário muita paciência e compreensão, buscando ter empatia com os filhos e os auxiliando a enfrentar os seus conflitos, sejam eles no ambiente escolar ou pessoal. O importante é que os pais estejam sempre presentes.

Dessa forma, os pais conseguirão estar de maneira muito mais natural na vida dos filhos, podendo orientá-los sobre coisas boas e ruins que possam presenciar ou fazer durante essa fase, que vai desde o Ensino Fundamental (anos finais) até o fim do Ensino Médio.

Caso contrário, os filhos poderão se afastar dos pais e até mesmo esconder problemas e dificuldades enfrentados na escola, o que pode ser nada bom para o seu desenvolvimento, ou até mesmo para o modo que ele encara os estudos.

Assim, seguindo essas dicas de como lidar com a pré-adolescência, principalmente no âmbito escolar, você conseguirá passar, juntamente com os seus filhos, por essa fase conturbada de uma maneira mais tranquila, ao mesmo tempo que poderá ajudá-los a pensar no seu futuro.

Quer ler mais conteúdos como esse? Então assine a nossa newsletter e não perca os novos conteúdos em nosso blog!

Quero assinar a Newsletter!

Tags: ensino fundamental II, educação dos filhos, pré-adolescência

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III