leia

Como se concentrar nos estudos? As 9 melhores técnicas!

Por Colégio Integrado

Chegou a hora de estudar, mas cadê a concentração? Manter o foco nem sempre é uma tarefa fácil, por mais que a gente queira. A saída, então, é buscar métodos e dicas de como se concentrar nos estudos!Muitas vezes, mesmo que você se prepare e tenha determinação de estudar naquele dia, a atividade pode sofrer influência de fatores externos, ainda mais com tantas distrações no entorno. Pode acontecer também de o seu cérebro não conseguir manter o foco por muito tempo, o que afeta a qualidade do estudo.

Você já passou por essas ou outras dificuldades? Este artigo é para você que deseja melhorar seu rendimento e sua atenção no momento de estudar.

Como se concentrar nos estudos?

Confira as 9 melhores técnicas!

1. Organize o espaço

São várias as maneiras de obter maior atenção nos estudos, e a primeira delas refere-se ao espaço onde a tarefa será realizada. É muito importante estar em um local bem arejado, com boa iluminação e, principalmente, bem organizado.

O acúmulo de objetos ao redor é um perigo para os estudantes mais distraídos, não é verdade? Até mesmo os alunos que costumam saber exatamente como se concentrar nos estudos acabam se perdendo quando o ambiente está desorganizado.

Sendo assim, o melhor a se fazer é deixar tudo em ordem antes de começar a estudar!

2. Faça um cronograma de estudos

Já arrumou o espaço, mas não sabe por onde começar? A ideia é elaborar um cronograma, de modo que você possa planejar seus horários e as matérias que abordará.

Dessa forma, você não vai se perder em meio às tarefas, afinal, pensar, em cima da hora, no que deve estudar, pode contribuir para a sua dispersão. Ao montar o planejamento, considere as leituras, os exercícios e as demais tarefas relacionadas.

3. Separe os materiais que utilizará

Mais uma dica de ouro para os alunos que buscam soluções de como se concentrar nos estudos! É interessante manter uma rotina para condicionar o cérebro, fazê-lo entender que é hora de manter o foco.

E uma das maneiras de fazer isso é preparando os materiais, separando livros, cadernos e canetas que serão úteis naquele momento. Ah, e não se esqueça de pegar uma garrafa com água e deixá-la em sua mesa para que esteja sempre à mão!

4. Esqueça as redes sociais

Atire a primeira pedra quem nunca se distraiu com as redes ao longo de atividades importantes. Por isso, é fundamental desconectar-se quando for estudar!

Desative as notificações, mantenha o celular distante e, se necessário for, desligue o aparelho. Essas são algumas boas ações para não perder o foco e não cair na tentação de dar só uma olhadinha nas redes sociais.

E mais que isso, é essencial manter apenas as abas relativas ao conteúdo do estudo abertas em seu computador.

Leia também

Assine nossa Newsletter!

5. Faça uma meditação

Bom, essa é uma das técnicas de estudos que nem todos os alunos vão utilizar, mas funciona bem para aqueles que gostam desse tipo de prática. E por que não tentar?!

Meditar para estudar melhor auxilia no foco e na concentração, bem como reduz a ansiedade nos estudos. Você pode buscar uma meditação guiada voltada para os estudos, o que é fácil de encontrar no YouTube ou em aplicativos específicos.

6. Música ou silêncio total?

Como se concentrar nos estudos com música? Será que é possível?

Isso é algo bastante pessoal, já que alguns alunos preferem o silêncio absoluto e outros gostam de ouvir um som enquanto estudam. Na verdade, colocar músicas que você conhece e sabe a letra não é tão interessante assim.

O ideal é optar especificamente pelas músicas que ajudam a se concentrar, que você também pode encontrar em plataformas como o YouTube.

7. Mantenha a alimentação em dia

Na verdade, essa dica vale para tudo na vida, mas você sabia que existem alimentos que ajudam na concentração?

É o caso do açaí, que é uma bela fonte de energia e contribui para espantar o cansaço, pois é rico em carboidratos. A aveia também entra nessa lista, uma vez que é um alimento prático e libera energia pouco a pouco para o organismo.

E não podemos deixar de citar os alimentos bons para memória, como peixes e nozes, que são ricos em ômega 3. Além de ovos, leite e até mesmo o chocolate, desde que tenha, pelo menos, 70% de concentração de cacau.

8. Faça anotações

Ler é bom, mas escrever é essencial. Você, que busca soluções de como se concentrar nos estudos, saiba que fazer anotações auxilia na memorização do conteúdo.

Aliás, em vez de digitar, escrever à mão melhora ainda mais o seu rendimento enquanto estuda. Uma pesquisa intitulada “The Pen Is Mightier Than the Keyboard” (A caneta é mais poderosa que o teclado) indica que os estudantes adeptos à escrita manual apresentam melhores resultados em relação aos que utilizam o teclado.

Dessa forma, não se contente apenas com a leitura e a interpretação de textos, experimente escrever também e perceba como é mais fácil manter o foco assim.

9. Não se esqueça do descanso

Estamos cientes de que a fase do Ensino Médio requer maior esforço por parte dos estudantes e muitas horas de estudo. Ainda assim, não significa que os estudos devem ser ininterruptos.

Ao contrário! Focar os livros por muitas horas seguidas e sem pausas não potencializa o desempenho, pode até ser prejudicial para a concentração. Portanto, lembre-se de fazer pausas entre uma matéria e outra e descanse!

Pode até parecer contraditório, afinal, como se concentrar nos estudos mesmo fazendo pausas? Acontece que sobrecarregar o cérebro não é sinônimo de foco absoluto.

Agora você já sabe tudo o que precisa para elevar seu desempenho escolar e ser um aluno protagonista.

Com certeza, seguir essas dicas de como se concentrar nos estudos será fundamental para que você não enfrente mais dificuldade na hora de colocar a mão na massa, ou melhor, nos livros. 

Quer mais dicas? Confira também nosso post em que contamos tudo sobre Preparação para o Enem/Vestibular: qual a melhor forma?

Preparação para o Enem/Vestibular: qual a melhor forma?

Tags: como se concentrar nos estudos

Artigos Relacionados

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III