leia

Como avaliar um plano de aula do Ensino Médio? As 6 dicas!

Por Colégio Integrado

É muito importante saber o que seus filhos estão estudando, já que essa é uma maneira de avaliar se o instituto de ensino é de qualidade e se as matérias prestadas realmente ajudarão os seus alunos a se desenvolverem ou se saírem bem no ENEM e vestibulares.

Neste post, você receberá algumas dicas de como avaliar um plano de aula do Ensino Médio através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , e assim saber se os seus filhos estão estudando em uma escola de qualidade. Vamos lá?

1. Veja se ele está adaptado para o objetivo da escola 

Uma das primeiras observações que devem ser feitas é se o plano de aula está adaptado para o objetivo da escola. Um instituto que tenha o foco na realização de vestibulares/ENEM precisa de aulas e atividades que estimulem e preparem os alunos para essas provas.

Por outro lado, institutos com foco no Ensino Técnico necessitam de uma abordagem diferente. É interessante conversar com os orientadores para entender qual o propósito das suas aulas, para que assim, as suas expectativas estejam alinhadas.

O objetivo do plano de aula, além de ficar claro para os pais, também precisa estar compreensível na prática para os alunos. Dessa maneira, eles conseguirão ter um maior  foco nos estudos e conseguir se preparar para os objetivos corretos.

Outro ponto que deve ser levado em conta é se o plano está de acordo com a BNCC do Ensino Médio no Brasil. Ela é tida como referência obrigatória nos currículos escolares de institutos de ensino público e colégios particulares em Goiânia.

2. Entenda como foi feito o planejamento do plano de aula

Caso você tenha uma maior intimidade com o instituto, ou ele permitir, você poderá  buscar entender mais sobre como foi feito o planejamento do plano de aula. Procure saber como foi realizada a pesquisa, o que os professores levaram em consideração para a criação do plano, dentre outras informações.

Dessa forma, você poderá ficar mais por dentro do que os seus filhos estão estudando,  compreender a importância de determinadas matérias, assuntos e atividades para o seu desenvolvimento ou auxílio na realização dos vestibulares.

Além disso, nada melhor do que utilizar esse momento com o corpo docente para tirar dúvidas ou até mesmo dar sugestões do que você gostaria de ver seu filho e os demais alunos estudando nos próximos anos.

Assim, você conseguirá ficar mais presente na vida acadêmica do seu filho, o que poderá auxiliar até mesmo nos momentos de estudo em casa, já que você poderá dar um melhor suporte.

3. Entenda se o plano apresenta uma proposta adequada de aprendizagem

Como falamos na primeira dica, é interessante avaliar qual o objetivo do plano de estudos do Ensino Médio 1, 2 e 3 ano. Entretanto, também é necessário verificar se esse objetivo realmente está sendo seguido na prática.

Uma boa dica é conferir planos de aula oferecidos por outros institutos, e assim, comparar as suas atividades e assuntos propostos para verificar se eles estão em um mesmo rumo.

Assim, você poderá ver na prática se seus filhos estão realmente sendo educados nessa etapa da educação básica de acordo com o propósito defendido pela escola (seja para aprovação em vestibulares/ENEM ou na formação técnica).

Em caso de dúvidas, é importante tirá-las com o corpo docente para que você consiga entender melhor como se dá o processo educacional no instituto e a importância desses assuntos/atividades para o seu desenvolvimento.

4. Verifique se está adequado ao seu público

Também é importante entender se o conteúdo está adaptado para a faixa etária e conhecimento prévio dos alunos. Muitos assuntos têm como base informações que foram passadas em anos anteriores. 

Nesses casos, é preciso avaliar o que foi ensinado anteriormente e seguir a mesma linha, ou então encaixar resumos nas aulas para refrescar ou mostrar essa base, para então seguir com o cronograma planejado.

Isso é muito importante para garantir que os alunos realmente absorvam os assuntos que estão sendo passados, e não tenham que dobrar suas horas de estudo em casa para poderem dar conta das provas.

O modo como esses assuntos e atividades vão ser oferecidos aos alunos também precisa de um cuidado especial, já que faz toda a diferença na fixação da matéria e em como eles absorverão as informações passadas.

5. Avalie os níveis das atividades propostas

Outra forma de certificar-se que os seus filhos serão capazes de acompanhar as atividades e aulas propostas é avaliando os níveis das mesmas. 

Aqui, também vale a mesma dica de comparar com outros planos de estudo, além de tirar dúvidas com os professores responsáveis pela elaboração do cronograma acadêmico. Assim, é possível entender melhor como o instituto funcionará.

É muito importante que o nível das aulas seja adequado para o conhecimento atual dos estudantes, caso contrário, talvez não consigam se adaptar ao cronograma e ter complicações não apenas nesse, mas nos próximos anos letivos também.

Seus filhos também devem ser consultados, uma vez que caberá a eles a execução do cronograma na prática. Tendo em vista o que eles já aprenderam nos anos anteriores, poderão dizer se o nível das futuras aulas está condizente com esse histórico.

6. Leve em consideração que o plano de aula pode sofrer adaptações

Podem ocorrer mudanças durante a execução do plano de aula, por isso, é importante ter em mente que o mesmo modelo apresentado para você pode não ser o mesmo aplicado em classe. Mais uma vez, é recomendável manter uma comunicação frequente com o instituto para conseguir acompanhar essas modificações.

Dessa forma, a escola se mantém transparente com os pais e alunos, sendo possível assim  acompanhar de perto o que seus filhos estão estudando, podendo oferecer maior segurança ou até mesmo um suporte extra para as atividades e períodos de estudo em casa.

Assim, seguindo as nossas dicas para avaliar um plano de aula do Ensino Médio, você terá um entendimento melhor se os assuntos e atividades passadas realmente ajudarão o seu filho a ter um bom futuro acadêmico.

Por isso, que tal agendar uma visita e ver na prática como ajudamos nossos alunos a ter um desenvolvimento integral!

Quero agendar uma visita!

Tags: ensino médio, plano de aula

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III