leia

Como auxiliar os filhos nos estudos para o Enem/Vestibular?

Por Colégio Integrado

Imagine a situação: o jovem quer garantir sua vaga em uma universidade, as provas estão chegando, mas ele não quer saber de estudar. A família, diante desse contexto, geralmente, não sabe como auxiliar os filhos nos estudos na preparação para o ENEM e demais vestibulares.Você se identificou? Bom, precisamos admitir que esse cenário é mais comum do que se imagina! Provavelmente, você já se pegou pensando em como incentivar o seu filho a estudar, não é verdade?

A participação dos familiares na educação é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, isso é inquestionável. Ainda assim, muitos não sabem como promover atividades ou fazem de maneira pouco aconselhável, exigindo demais dos filhos.

Queremos ajudar a solucionar essa questão, por isso, preparamos este artigo para que você não tenha mais dúvidas sobre como auxiliar os filhos nos estudos.

Continue acompanhando!

O papel da família na educação dos filhos

A atuação familiar na formação dos jovens vai muito além de verificar suas notas no fim do bimestre e estar presente em reuniões escolares. É preciso ter participação ativa, incentivar e, confessemos, ter um pouco de criatividade para que as tarefas se tornem menos monótonas.

Despertar em seu filho a vontade de estudar talvez seja um desafio, mas, sem dúvida, é um esforço que vale a pena, especialmente para o futuro dele. Na fase pré-vestibular, os esforços são ainda mais intensos, já que o estudante pode se sentir afetado pela ansiedade nos estudos.

Nesse sentido, o papel da família na educação dos filhos gira em torno do apoio emocional, da presença, do acompanhamento e da organização. E como isso funciona na prática?

A seguir, você vai receber algumas dicas de como auxiliar os filhos nos estudos.

Como auxiliar os filhos nos estudos?

Vale lembrar, antes de tudo, que dar suporte aos filhos não significa fazer por eles, afinal, os alunos devem ser protagonistas do próprio aprendizado. Além do mais, um equívoco comum dos familiares é pressionar o jovem, uma cobrança que não é nada saudável para seu desempenho.

Tendo isso em vista, é hora de entender como auxiliar os filhos nos estudos efetivamente!

Ajude na organização

“Meu filho não gosta de estudar, o que devo fazer?”. Essa é uma queixa recorrente entre as famílias dos estudantes que, muitas vezes, veem-se sem saída diante da situação.

O primeiro passo, portanto, é começar pela organização de um cronograma de estudos para iniciar uma nova rotina. A princípio, você pode elaborar uma programação mais leve a fim de incentivar o estudante a mudar de hábitos.

Você verá que é possível aumentar o ritmo aos poucos, conforme seu desempenho for melhorando.

Entenda o processo da escola

Como funcionam as avaliações? E a distribuição de pontos? Que tipo de atividades pedagógicas os alunos realizam?

Conhecer o plano de aula do Ensino Médio do colégio onde seu filho estuda é de suma importância para auxiliá-lo nessa trajetória. Isso porque, a partir dessa análise, você consegue identificar se o estudante terá o respaldo necessário para obter bons resultados no ENEM.

Do mesmo modo, a elaboração do cronograma de estudos em casa pode se basear no plano de aula da escola, uma vez que você identifica o que precisa ser adicionado. Tudo isso visando ao êxito nos exames para ingressar em uma universidade.

Leia também

Assine nossa Newsletter!

Como auxiliar os filhos nos estudos? Estabeleça horários!

Para você que ainda não sabe como auxiliar os filhos nos estudos, aí vai mais uma dica: procure definir uma rotina e lembre-se de que equilíbrio é tudo!

Ou seja, não adianta exigir que seu filho estude 12 horas por dia, mas também não é recomendável que ele fique somente o tempo mínimo possível. Observe, junto a ele, quais outras tarefas devem ser cumpridas ao longo do dia, quanto tempo é gasto com outras atividades e quais são as prioridades.

Com base nesses parâmetros, determine os horários que serão exclusivos para as leituras e os exercícios, estabelecendo também os períodos de pausa.

Esteja disponível para diálogo e respeite o descanso

Nem sempre você conseguirá ajudar seu filho com os conteúdos que ele estuda, isso é um fato! Apesar disso, uma boa conversa é uma ótima ideia nesse momento de tensão, até mesmo para compartilhar como foi sua experiência quando tinha a idade dele. Só não se esqueça de descontrair e mudar de assunto de vez em quando.

Além disso, compreenda que o jovem precisa descansar e se divertir. Principalmente nas vésperas da prova, quando o ideal é apenas fazer uma revisão e priorizar o descanso.

Apresente ao seu filho alguns métodos de estudos

“Como estimular meu filho a estudar?” Que tal eliminar esse questionamento do seu vocabulário?!

Existem diversas estratégias eficazes para ajudar na concentração e memorização dos conteúdos. Seria interessante apresentar tais métodos ao estudante e falar sobre as vantagens de aderir a eles, não acha?

Um rendimento mais satisfatório se dá por meio de resumos das matérias, mapas mentais, estudo intercalado entre as disciplinas etc. O jovem pode optar pelas técnicas que mais lhe agradam, embora não dê para fugir dos simulados, como os do Colégio Integrado, caso ele queira ir bem no ENEM

Para isso, conte também com a Orientação Educacional da escola. Ela pode ajudar a montar esse roteiro de estudos.

Conte com plataformas virtuais

Seu filho gosta de tecnologia, certo? A boa notícia é que dá para usá-la a favor do aprendizado dos jovens!

E temos uma notícia melhor ainda: a partir de agora, o Stoodi passa a fazer parte da nossa proposta pedagógica. O Stoodi é uma plataforma integrada que auxilia e organiza uma rotina de estudos com videoaulas, exercícios e resumos das atividades de maneira simples.

Dessa forma, fica mais fácil saber como auxiliar os filhos nos estudos!

O Integrado é um dos colégios particulares em Goiânia que disponibiliza o recurso gratuitamente para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Assim, o Colégio Integrado otimiza ainda mais a aprendizagem e o preparo para o ENEM e os vestibulares.

Com essas dicas para os pais ajudarem os filhos nos estudos, eles terão mais um incentivo para pegar nos livros e cadernos, já de olho em uma vaga no Ensino Superior!

Gostou das nossas dicas de como auxiliar os filhos nos estudos? Aproveite e conheça também: quais os melhores métodos de estudo para Vestibular/Enem.

Quais os melhores métodos de estudo para Vestibular/Enem?

Tags: como auxiliar os filhos nos estudos

Artigos Relacionados

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III