leia

A passagem do Fundamental 2 para o Ensino Médio: como é feita?

Por Colégio Integrado

Muitos pais podem não se dar conta, mas a transição do 9º ano do Fundamental 2 para o Ensino Médio precisa ser feita da forma correta, para que os estudantes não sejam prejudicados com essa mudança.

Neste post, explicaremos como é feita essa transição e qual a sua importância para o desenvolvimento acadêmico dos filhos, garantindo assim o máximo de aproveitamento dos jovens durante todo o Ensino Médio.

Qual a importância da transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio?

No Ensino Fundamental, os alunos conhecem o básico das matérias, além de conceitos mais simples sobre diferentes assuntos. Entretanto, isso muda quando ele entra no Ensino Médio, já que os assuntos são mais complexos, são adicionadas novas matérias e o foco é o sucesso nas provas dos vestibulares.

Por isso, muitos estudantes acabam sofrendo com essa transição, já que estavam acostumados com as disciplinas, assuntos e suas respectivas dificuldades, e assim, podem sofrer queda de desempenho por não conseguirem acompanhar essa mudança.

Dessa forma, a instituição de ensino precisa garantir que os estudantes façam essa transição da melhor maneira possível, sem que isso interfira na qualidade do ensino oferecido aos alunos ou na sua capacidade de entender as matérias.

Dessa forma, os estudantes poderão passar por essa fase de maneira natural e conseguirão manter o seu ritmo de estudo e aprendizado, sem que isso cause desinteresse pelas aulas ou se traduza em notas mais baixas.

Por que meu filho reprovou na 1ª série do Ensino Médio?

A primeira série do Ensino Médio é a série com o maior índice de reprovações e de evasão escolar, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Durante o ano de 2015, cerca de 15,3% dos estudantes foram reprovados, e 12,9% saíram das salas de aula.

Podem existir várias razões para a reprovação durante essa série, como não  conseguir se adaptar às novas matérias ou ao aumento de dificuldade dos assuntos apresentados.

Além disso, caso o estudante tenha mudado de escola para fazer o Ensino Médio, essa mudança de ambiente, novos colegas e metodologia de ensino também podem afetar o seu desenvolvimento.

Também é preciso levar em conta que esse é um período em que os jovens estão passando por várias mudanças físicas ou mentais, por conta de estarem passando pela adolescência, período em que mais do que nunca a ajuda dos pais e professores é necessária.

Quais as principais dificuldades do Ensino Médio?

O Ensino Médio completo é considerado um período muito difícil para os estudantes, já que eles acabaram de sair do Ensino Fundamental (anos finais), um período escolar mais fácil e com matérias mais simples.

Além disso, existe toda uma pressão relacionada ao Ensino Médio, uma vez que os assuntos abordados cairão nas provas do ENEM e vestibular, tendo assim um grande peso para o seu futuro e ingresso no Ensino Superior.

Um outro problema dessa fase é a própria idade dos adolescentes, pois esse é um momento em que eles passam por muitas mudanças físicas, psicológicas e sociais, o que também pode afetar o seu desenvolvimento no colégio.

Por isso, é importante que pais e alunos tenham em mente que esse é um período difícil para os estudantes, então é importante levar em consideração esses aspectos para assistir as aulas e dar o seu apoio em casa, para que eles consigam ter um bom rendimento escolar.

Como é feita essa mudança?

Mas, na prática, como é feita essa adaptação dos estudantes para o fim do Ensino Fundamental? O primeiro passo é saber como exatamente se dá esse processo de transição. Os alunos do Ensino Fundamental estudaram nessa mesma escola ou estão vindo de outra instituição?

Coleta de informações sobre  transição

Saber essa informação é importante, uma vez que as escolas precisarão trabalhar em conjunto, para que essa transição se dê da maneira mais natural possível, e não seja um choque para o aluno por se tratar de uma instituição completamente diferente da anterior.

Realização de atividades

Além disso, também vale investir em atividades que propiciem o convívio escolar, como feiras ou outros tipos de eventos. Dessa forma, os alunos poderão interagir melhor entre si e com a instituição, para que possam se familiarizar.

Esse tipo de atividade também ajuda os estudantes a compreenderem melhor sobre os assuntos que estão sendo estudados, ao mesmo tempo que conseguirão desenvolver outras habilidades.

Visitas ao novo colégio

Algo que deve ser feito pelos pais para deixar os alunos (bem como eles mesmos) mais calmos é fazer visitas ao colégio. Dessa forma, será possível ver na prática como é o novo ambiente em que os filhos ficarão.

Isso os ajudará a se familiarizar com o local, e talvez, até já conhecer alguns professores, coordenadores e alunos que farão parte do seu novo dia a dia escolar. Para os pais, eles poderão avaliar se a instituição conta com uma boa infraestrutura.

Além disso, será possível tirar dúvidas sobre a dinâmica da escola, bem como outras questões, com maior tranquilidade, o que poderia ser difícil quando as aulas letivas tiverem começado.

Entretanto, evite aparecer de surpresa no colégio. Ligue para o local e peça para marcar uma visita, ou até mesmo faça um tour virtual pelo site da instituição para já conhecer um pouco do lugar.

Dessa maneira, a instituição poderá se preparar para receber você e seus filhos da melhor maneira possível, além de conseguir tempo para lhe dar total atenção e tirar todas as dúvidas que surgirem durante a visita.

Localização da escola

E então, conseguiu entender qual a importância da passagem do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, além de entender como ela deve ser feita corretamente? Uma maneira de saber se os seus filhos vão conseguir se adaptar à nova fase é verificando o plano de aula da instituição para esse período.

Em nosso blog, temos um post em que oferecemos algumas dicas de como avaliar o plano de estudos para um colégio particular em Goiânia do seu filho. Confira!

Quero saber como avaliar um plano de aula!

Tags: ensino médio, Ensino Fundamental 2

Saiba mais sobre o Colégio Integrado

Deixe seus dados

sobre-III